Dexter Latina

Dexter Latina

Parceria entre poder público e indústria paranaense intensifica combate à dengue em São Francisco do Sul

Publicado em 16 de fevereiro de 2016

Dexter Latina forneceu lote do Straik Mata-larvas, seu larvicida inovador para extermínio do Aedes aegypti, e vai orientar a aplicação do produto em todos os bairros da cidade; empresa está em negociação com outros municípios do Paraná

release 1

O único produto de uso doméstico do mercado nacional capaz de exterminar as larvas do mosquito Aedes aegypti agora passa a ser aliado, também, de prefeituras nas ações de combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em fevereiro, o Straik Mata-larvas passará a ser usado pelos agentes de endemias de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, com o objetivo de prevenir focos do mosquito na cidade turística, cujo porto recebe navios de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR), cidades com registros de altos índices de dengue. A novidade é fruto de uma parceria voluntária firmada em janeiro entre a prefeitura do município e a Dexter Latina, indústria química do Paraná criadora do larvicida inovador, que já está sendo distribuído no varejo nacional.

De acordo com o gerente de marketing da Dexter Latina, Noel Junior, o diálogo começou no ano passado, quando São Francisco do Sul participou de uma feira em Miami, nos Estados Unidos, como candidata a destino de cruzeiros internacionais. “Um dos destaques era o fato de se tratar de uma cidade inovadora, então, sugerimos uma ação bacana e também inovadora para o combate e prevenção da dengue. Esse é um ponto importante de preocupação em municípios portuários que recebem turistas”, destaca.

Com 13 agentes de endemias atuando em todos os bairros, São Francisco do Sul, cuja população é 48 mil habitantes, vive um cenário de tranquilidade em relação ao Aedes aegypti, segundo a gerente de vigilância em saúde do município, Tânia Fernandes. “Somos o único município com laboratório na região, então, quando o foco é identificado, imediatamente isolamos 300 metros do local. Todos os casos registrados são externos, de pessoas que vieram com dengue para cá.”

Tânia ressalta que a parceria com o Straik Mata-larvas tem como objetivo reforçar a prevenção. “Como está totalmente controlado, nosso foco é garantir que nada aconteça. Temos que ficar vigilantes pela proximidade com Itajaí e Paranaguá, que estão em situações complicadas”, conta.

Além da doação do produto, na primeira semana de fevereiro a Dexter Latina fará uma reunião de seus técnicos com a equipe de endemias francisquense para detalhar o mecanismo de ação do larvicida. A fórmula, composta por microcápsulas que liberam o ativo de uma forma prolongada, garante a eficácia por até 60 dias. Outra inovação do produto envolve sua ação na fase de crescimento do inseto, prolongando o período larval, o que impede o desenvolvimento do mosquito.

Como age somente contra insetos, o Straik Mata-larvas possui baixa toxidade, podendo ser aplicado em qualquer recipiente ou depósito de água parada. “É o único larvicida que pode ser vendido em supermercado, para o consumidor final. Até então, só havia produtos que controlavam o mosquito adulto”, destaca Milton Braida, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dexter Latina.

“É nosso produto mais importante em termos de saúde pública. Nada melhor do que uma prefeitura estar conosco na tarefa de levar esse aliado até a sociedade”, reforça Noel Junior. Segundo ele, a empresa está em negociação com outras prefeituras do Paraná e permanece aberta ao diálogo com municípios interessados em utilizar o produto. “Prefeituras que vejam o exemplo de São Francisco do Sul e queiram fazer igual podem nos procurar”, afirma.

Todos contra a Dengue

No hotsite www.straikcontradengue.com.br, há informações detalhadas sobre mecanismo de ação e modo correto de uso do produto. Usuários domésticos podem adquirir o produto pelo e-commerce straik.com.br.

Responsabilidade ambiental

Pesquisa, tecnologia e responsabilidade ambiental estão no cerne da Dexter Latina. Além da capacitação de seus profissionais e do constante aprimoramento técnico na formulação dos produtos, a empresa preza pelo investimento em matérias-primas de primeira qualidade, sempre de olho nos requisitos normativos de agências reguladoras e na qualidade e eficiência do que coloca no mercado.

Nesse sentido, a preocupação com a preservação do meio ambiente baliza não só os processos produtivos como, também, a seleção de ingredientes não agressivos ao Planeta. A empresa substituiu completamente os derivados de petróleo de seus produtos por solventes à base de água e vegetais. A Dexter Latina também possui uma estação de tratamento de efluentes, devolvendo a água à natureza, sem riscos ao meio ambiente.

A Dexter Latina é a única empresa do segmento que utiliza o encapsulamento na maioria das formulações. Essa tecnologia permite a liberação prolongada do produto, aumentando o tempo de eficácia e diminuindo os danos ao ambiente.

Sobre a Dexter Latina

A Dexter Latina Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. atua no mercado de inseticidas desde 1996, quando lançou a isca atrativa Mosca Killer, por meio da primeira fábrica, no sudoeste do Paraná. Fundada pelos sócios-proprietários Milton Braida e Carlos Anacleto Oleias, a empresa se consolidou no mercado nacional três anos mais tarde, com o lançamento dos produtos da linha Straik. Os inseticidas à base de gel para o controle de baratas e formigas, com alta tecnologia e atratividade, foram a primeira isca do tipo no País. A grande aceitação do consumidor logo colocou a linha na liderança do mercado de inseticidas à base de gel.

Pela necessidade de aumentar a capacidade de produção para atender ao grande crescimento de participação no mercado, em janeiro de 2004, a Dexter Latina se muda para São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Em 2009, a empresa inaugura a nova sede com 3,5 mil m² de extensão, situada no Distrito Industrial de São José dos Pinhais, ponto estratégico de logística.

Com uma ampla linha de produtos, rapidamente a empresa tornou-se uma referência nacional no segmento. Além da eficiência e rapidez na distribuição dos produtos no mercado nacional, a Dexter Latina se destaca nos princípios de desenvolvimento sustentável, com soluções no controle de moscas, baratas, formigas, ratos, cupins, mosquitos e pernilongos.

Informações para a imprensa:

Savannah Ações em Comunicação
Assessoria de imprensa Dexter Latina: Bruna Komarchesqui
(41) 3035-5669 | 8874 4907 | jornalismopr@savannah.com.br
Coordenação Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 | 9602 754141