Tudo o que você precisa saber sobre os ratos - Dexter Latina

Dexter Latina

Dexter Latina

Tudo o que você precisa saber sobre os ratos

Publicado em 28 de janeiro de 2021

Eles podem ser de tamanhos e cores variadas e todas as vezes que aparecem são motivo de medo e preocupação. Os ratos são uma das pragas urbanas que mais aterrorizam as pessoas, não só pela sua aparência, mas também pelos prejuízos e doenças que podem causar.

São conhecidos por sua capacidade de roer, já que possuem dentes que crescem sem parar e são tão duros quanto o alumínio, sendo capazes de roer até mesmo o cimento. Dessa forma, são responsáveis pela destruição e contaminação de cerca 20% dos alimentos do mundo, causando grandes prejuízos aos produtores de grãos.

Dentre as mais de 1700 espécies, três em especial são mais comuns, são elas: o Rato preto ou rato de telhado (Rattus rattus), a Ratazana (Rattus norvegicus) e o Camundongo (Mus musculus).

Rato de telhado/Rato preto: Os ratos pretos ou ratos de telhado medem aproximadamente 16 a 21cm. Como seu nome diz, possuem coloração preta e possuem uma grande habilidade em escalar, podendo cair de uma altura de até 20m sem sofrer grandes danos. Sua cauda é maior que seu corpo e tem o hábito de viver em ninhos, principalmente em locais altos, como telhados, forros e sótãos.

Ratazana: Dentre as espécies mais comuns, as ratazanas são as maiores, pois medem entre 18 e 25cm. Também podem ter cores variadas, desde cinza até mesmo castanho. Suas características marcantes são a cauda menor que seu corpo e as orelhas curtas. Além disso, vivem em tocas nos jardins, córregos e até mesmo nos esgotos. São ótimas nadadoras, podendo nadar sem parar por até 72h e ficar submersas por cerca de 30 segundos.

Camundongo: Os camundongos são mais fáceis de identificar, pois são pequenos, medindo entre 8 a 9 cm. Podem ser de cores variadas, como branco, marrom claro, acinzentado e cinza escuro. Além disso, possuem uma cauda aproximadamente do tamanho do seu corpo, conseguem saltar a uma distância de 30 cm e ainda costumam construir seus ninhos em motores de eletrodomésticos, frestas e materiais entulhados. São extremamente curiosos e gostam de provar tudo o que está pela frente, causando prejuízos por onde passam.

Além de tudo, os ratos são transmissores de doenças graves, como a leptospirose, salmonelose, hantavirose, tifo e a peste bubônica. Também podem causar alergias e sarnas, além da febre por mordida de rato, que como o nome diz, é transmitida pela mordida do roedor, quando ele está infectado.

Por conta disso, é necessário estar sempre atento, verificando os locais de possíveis infestações, como forros, telhados, frestas, locais com entulhos e até mesmo atrás e dentro de eletrodomésticos.

E se você identificar sinais da presença de ratos, como o aparecimento fezes, trilha, tocas ou ninhos, conte com os produtos da Dexter Latina: o Straik Isca Mata-Ratos e o Termifin Isca Mata-Ratos. As iscas são altamente atrativas, com elas é possível controlar toda a infestação e o melhor, sem nem precisar abrir o sachê!

Quer saber mais sobre nossos produtos? Clique aqui e confira.

Categoria:

×

Deseja falar com ?

SAC
Comercial