Dexter Latina

Dexter Latina

Você sabe a diferença entre o pernilongo e o mosquito da Dengue?

Publicado em 19 de novembro de 2018

Imagem Post Blog

 

A preocupação com a dengue deve sim existir, mas é importante entender a diferença entre um pernilongo comum e o mosquito da dengue.

Por fazerem parte de famílias diferentes (o mosquito da dengue é o já conhecido Aedes aegypti e o pernilongo é Culex quinquefasciatus), podemos identificar a olho nu as diferenças entre eles. As principais diferenças são:

 

– Cor: o pernilongo (Culex quinquefasciatus), possui tom monocromático marrom, já o Aedes aegypti possui o corpo preto com listras brancas. A coloração “zebrada” do mosquito da dengue facilita a sua identificação.

– Tamanho: o tamanho do pernilongo comum é entre 3 a 4 milímetros, enquanto o mosquito da dengue pode medir de 5 a 7 milímetros. Parece pouco, mas é praticamente o dobro do tamanho. Só de bater o olho é possível identificar essa diferença.

– Horário de alimentação: o Aedes aegypti geralmente ataca próximo do horário do almoço, entre as 9h e 13h. Enquanto isso, os pernilongos possuem hábitos noturnos, costumando procurar alimentos a partir das 18 horas.

– O barulho e a velocidade do voo: enquanto o Aedes aegypti é um mosquito silencioso e voa com muita agilidade. Já os pernilongos comuns são mais lentos e muito barulhentos.

– Marca da picada: o pernilongo comum deixa sua marca por onde ele passa com pele irritada, coceira e vermelhidão. O Aedes aegypti não deixa sinais, marcas, dor ou coceira. O mosquito da dengue pica, suga seu sangue e vai embora não deixando nenhum rastro.

 

Podemos dizer então que o Aedes aegypti é praticamente um ninja dos mosquitos. Silencioso, não deixa rastros e mortal.

Além de transmissão da dengue, é preciso lembrar que o Aedes aegypti é responsável também pela transmissão da febre Chikungunya, febre amarela e o Zica Vírus.

 

Prevenir é melhor do que remediar!

Para evitar o surgimento de pernilongos e mosquitos da dengue é necessário evitar a água parada e utilizar o Straik Mata-larvas, o melhor produto para o combate ao mosquito da dengue. Sua ação corta o mal pela raiz e os mosquitos morrem antes mesmo de criarem asas para voar.

Tanto o Culex quanto o Aedes botam seus ovos no mesmo lugar. Em água parada. A diferença é que o Aedes prefere água limpa e tem ovos muito mais resistentes.

 

Confira algumas dicas e cuidados para evitar o surgimento dessas duas pragas urbanas:Capturar

Tomando as atitudes citadas você poderá ficar mais tranquilo em relação a presença dos mosquitos da dengue e pernilongos.

Categoria: