Dexter Latina

Dexter Latina

Straik Mata-larvas garante proteção por até 60 dias, com apenas uma borrifada

Publicado em 5 de janeiro de 2017

Borra de café nos vasinhos de plantas e água sanitária são excelentes métodos caseiros para afastar de vez o Aedes aegypti, correto? Errado! Todo mundo concorda que, com saúde não se brinca, por isso, é importante investir em produtos realmente eficazes no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Embora a sabedoria popular defenda que ar-condicionado e ventilador afastam o mosquito, que tomar vitamina B ajuda a repeli-lo, assim como usar soluções caseiras estilo borra de café e água sanitária, não existe comprovação científica para esses métodos. Pelo contrário, experiências mostram que a água com borra nos vasinhos acaba sendo o ambiente ideal para a proliferação do Aedes.

Mesmo que haja fundamento no uso de água sanitária em possíveis criadouros, o hipoclorito de sódio perde a função de 48 a 72 horas após a aplicação. Por isso, é ideal investir em métodos realmente eficazes de combate ao mosquito, que não te deixem na mão depois da primeira chuvinha. Para isso, existe o Straik Mata-larvas, que continua liberando o princípio ativo, contido em sua fórmula microencapsulada, por até 60 dias.

“Basta uma borrifada para cobrir um metro de superfície de água. Trabalhamos com superfície, porque a larva do Aedes precisa respirar, então, ela fica a, no máximo, 10 ou 15 centímetros de profundidade”, detalha Milton Braida, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Dexter Latina, indústria paranaense idealizadora do produto.
À venda em supermercados, o Straik Mata-larvas é eficiente, econômico, prático e muito fácil de utilizar. Vale ressaltar que a ideia do produto não é substituir os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde (como verificar água acumulada e eliminar criadouros do Aedes aegypti uma vez por semana), mas ser um aliado neste combate.

“Existem pontos mais complicados de fazer uma verificação semanal, como calhas, que, às vezes, dependem de uma escada; plantas, como bromélias; ou aqueles cacos de vidro colocados como barreira sobre os muros. Nesses locais, o acúmulo é inevitável”, destaca Braida. “O Straik Mata-larvas é um produto fundamental como controle. Preconizamos medidas preventivas, como limpar criadouro, usar telas em aberturas, repelentes elétricos, aerossóis, repelente de pele e, também, o larvicida.”

Aplicação Straik Mata-larvas