CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE FORMIGAS QUE EXISTEM NO BRASIL -

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE FORMIGAS QUE EXISTEM NO BRASIL

Publicado em 19 de julho de 2020

 

Esses pequenos invertebrados podem parecer todos iguais, mas acredite, são bem diferentes entre si. As formigas são os insetos com maior número de espécies, cerca de 20.000 no mundo todo. Embora possuam algumas semelhanças, seus costumes, hábitos e características podem ser bem distintos quando comparamos uma espécie a outra.

As principais semelhanças estão no modo como vivem e se comunicam. As formigas são seres sociáveis, que vivem em colônias e trabalham em equipe. A comunicação entre elas se dá por meio dos feromônios, que são substâncias químicas capazes de provocar reações entre indivíduos da mesma espécie, como por exemplo um sinal de perigo.

A anatomia da formiga é composta por três partes: a cabeça, o tórax e o abdome. Elas possuem um par de olhos – que detectam os movimentos, um par de antenas – para procurar alimentos, e, um par de mandíbulas – para se defender, capturar alimentos e escavar. Além disso, elas praticam a trofalaxia, que consiste na transferência de alimentos, que ficam armazenados em um dos seus estômagos, para outra formiga por meio da regurgitação.

No geral, as formigas também podem ser grandes transmissoras de doenças, como: alergias respiratórias e na pele, micoses simples ou fatais, infecções intestinais, tuberculose e até mesmo lepra. Isso ocorre porque elas frequentam locais como o lixo e esgoto e, posteriormente, andam pelos alimentos que serão consumidos por nós, seres humanos.

Já os contrastes entre cada espécie podem ser muitos. Cores, local do ninho e hábitos de alimentação são algumas das características que mais variam de acordo com cada categoria de formiga. Conheça as principais e mais frequentes espécies existentes nas casas dos brasileiros:

 


FORMIGA DE FOGO
Também conhecida como lava-pés, a formiga de fogo pode ser amarelada ou ter variações de marrom. Para sua defesa, elas possuem ferrão e injetam veneno em seus predadores. Constroem seus ninhos, geralmente, em áreas externas e são onívoras, ou seja, se alimentam tanto de matéria vegetal como animal.


FORMIGA CARPINTEIRA
Também conhecida como sará-sará ou sarará, a formiga carpinteira possui coloração amarela ou preta. Para sua defesa, elas mordem e expelem ácido fórmico, que causa dor em seus predadores. Constroem seus ninhos em madeiras, frestas ou equipamentos eletrônicos. Sua alimentação é onívora.


FORMIGA LOUCA
Também conhecida como cuiabana, a formiga louca possui coloração de marrom escuro a preto. Formam longas trilhas e transitam de maneira irregular, como se estivessem “loucas”. Constroem seus ninhos em áreas internas e externas e são onívoras.


FORMIGA FANTASMA
As formigas fantasma possuem suas partes superiores, como a cabeça, escuras, e as partes inferiores, como as patas, amareladas. Seus ninhos podem estar localizados em frestas, fendas e equipamentos eletrônicos. Possuem alimentação onívora, mas preferem alimentos adocicados.


FORMIGA FARAÓ
As formigas faraó possuem coloração marrom-amarelada e são muito comuns em hospitais. Seus ninhos podem estar localizados em batente de portas ou janelas, equipamentos eletrônicos, conduítes e frestas. Possuem alimentação onívora, mas preferem alimentos com proteína.


FORMIGA CABEÇUDA
As formigas cabeçudas possuem coloração de marrom claro ao escuro e fazem grandes trilhas de seu ninho até a fonte de alimentos. Suas colônias podem estar localizadas em frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos eletrônicos. Elas não mordem, mas podem ser portadores de vermes. São onívoras, mas preferem alimentos com proteína.


FORMIGA CORTADEIRA
Também conhecida como saúva ou quenquém, a formiga cortadeira possuem coloração castanha. Seus ninhos ficam localizados no solo, geralmente em campos e lavouras. Para se alimentar, carregam folhas e outras partes de plantas para sua colônia e consomem o fungo gerado da decomposição desses elementos.

APRENDA A CONTROLAR AS FORMIGAS EM SUA CASA

Formigas nos alimentos, no jardim, frestas e eletrodomésticos nunca mais!

Conheça os produtos da Dexter Latina que te ajudam a eliminar essas pequeninas pragas indesejadas da sua casa.

 

STRAIK GEL MATA-FORMIGAS:
Prático e fácil de usar, Straik Gel Mata-formigas é uma isca de baixa toxicidade e sem cheiro, desenvolvida especialmente para o controle de formigas doceiras, muito comuns em áreas urbanas. Com alto poder de atratividade, as formigas levam o Straik Gel Mata-Formigas para o formigueiro, eliminando a rainha e toda a colônia e acabando com a infestação em até 72 horas.

TERMIFIN GEL MATA-FORMIGAS:
Livre-se das formigas em até 72 horas com o Termifin Gel Mata-formigas, uma isca de 5ª geração, com alta atratividade, baixa toxicidade e sem cheiro. Age até sobre a rainha da colônia, acabando com toda a infestação. É indicado para uso nos mais diversos locais, desde hospitais, fábricas, panificadoras, hotéis, cozinhas industriais, escolas, depósitos, até ônibus e trens, podendo, inclusive, ser aplicado na vertical. E mais, o Termifin Gel Mata-formigas contém amargante, prevenindo que animais domésticos se interessem pelo produto.

STRAIK MUILT-INSETICIDAS:
Eficaz para eliminar os insetos e essencial para não causar danos à saúde de sua família. Se é isso que você procura, escolha Straik Multi-inseticida, o inseticida que protege a sua família de insetos como: moscas, baratas, formigas e mosquitos, inclusive o mosquito da dengue. Com fórmula exclusiva e à base de água, o produto é menos agressivo ao meio ambiente e não deixa cheiro.

DTX MULTI-INSETICIDA:
Eficaz para combater pragas como mosquitos, baratas, moscas e formigas, não deixa cheiro no ar. Só com ele você consegue acabar com os insetos na hora, além de controlar seu reaparecimento.É muito mais eficiência e proteção, com o melhor preço do mercado!

STRAIK FORMICIDA GRANULADO:
O Straik Formicida Granulado é a única isca resistente à água no mercado brasileiro. Desenvolvida para o controle de formigas cortadeiras, é prática e fácil de aplicar, podendo ser submetida a chuvas de até 30 mm sem se dissolver. A fórmula tem alto poder de atratividade fazendo com que as formigas carreguem as iscas granuladas diretamente para seus ninhos, eliminando todo o formigueiro.

TERMIFIN FIPRONIL PRONTO USO MULTI-INSETOS:
Termifin Fipronil Pronto Uso Multi-Insetos é um eficiente inseticida pronto para o uso e de efeito prolongado. Indicado no combate de 4 pragas diferentes, combatendo aos insetos na hora e por até 60 dias depois da aplicação. Além disso, o Termifin Fipronil Pronto Uso Multi-Insetos não mancha ou queima a grama e tem efeito dominó, ou seja, é levado pelos insetos para a colônia, matando até mesmo a rainha.

TERMIFIN FIPRONIL CE MULTI-INSETOS:
Eficiente inseticida indicado no combate e controle de aranhas-marrons, baratas, carrapatos, cupins, formigas e pulgas. Com ação residual de até 60 dias e efeito dominó, Termifin Fipronil CE Multi-insetos não deixa cheiro.

TERMITRINE:
Combate até 4 pragas diferentes com este excelente inseticida de efeito desalojante e de choque. Eficiente inseticida indicado no combate e controle de baratas, formigas, moscas e pernilongos.

Conheça todos os produtos da Dexter Latina aqui.